quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A economia do continente asiático

As riquezas naturais do continente asiático se repartem de forma muito desigual por seu extenso território. O subdesenvolvimento econômico é a característica geral da maior parte dos países, à exceção de Cingapura, Coréia do Sul, Formosa, Hong Kong, Japão, Israel e Federação Russa.
Os grandes desertos, tundras e zonas montanhosas limitam bastante as possibilidades de exploração agrícola. Tradicionalmente o setor primário tem ocupado a maior parte dos trabalhadores asiáticos que, em muitos casos, não são suficientes para abastecer a população crescente. O arroz constitui o alimento básico da Ásia das monções.Nas zonas mediterrâneas e secas predominam as culturas do trigo e de outros cereais, combinadas à pecuária transumante (migratória) e de baixa produtividade, baseada no pastoreio de ovelhas (Ásia central e ocidental) e na criação de camelos e cavalos (Arábia). Nas zonas montanhosas do interior usa-se o iaque como animal de tração, utilidade que o búfalo asiático tem nas regiões de monção.
Japão, Formosa e Coréia do Sul realizaram importantes programas de reforma agrária. Os governos da China, Mongólia, Coréia do Norte, Vietnam e da antiga União Soviética optaram pela coletivização como sistema para melhorar a produtividade agrícola.
Entre as fontes de energia disponíveis destacam-se o potencial hidrelétrico dos rios siberianos e da zona de monções, além das enormes reservas de petróleo -- localizadas principalmente no golfo Pérsico e na Sibéria ocidental -, de gás natural (Sibéria) e de carvão (China e Sibéria). O subsolo asiático é também muito rico em minerais de todo tipo, especialmente antimônio, tungstênio, cobre, estanho, ferro, zinco, bismuto, cobalto, ouro, prata, manganês, níquel, titânio e vanádio. A distribuição desses recursos, porém, é muito desigual, concentrando-se sobretudo na Sibéria e na região das monções.
Do ponto de vista da industrialização, as zonas mais desenvolvidas do continente são o Japão, a Sibéria ocidental (Iekaterimburgo, Novossibirsk, Irkutsk, na Rússia) e Israel. A maior parte dos países procurou superar sua situação de subdesenvolvimento fortalecendo sua indústria, embora em muitos deles subsista um rico artesanato tradicional (tapetes persas e árabes, porcelana chinesa etc.). China, Índia, Coréia do Sul, Formosa, Hong Kong, Cingapura, Filipinas e os países do golfo Pérsico realizaram esforços para criar infra-estruturas industriais competitivas no âmbito internacional.
Fonte: Enciclopédia Barsa.



A atividade agropecuária e a exploração dos recursos naturais são fundamentais para a economia asiática, principalmente para os países subdesenvolvidos do continente.
Muitos desses países praticam a plantation e realizam a atividade agrícola com pouca tecnologia e mecanização.
Quanto à pecuária, essa atividade é exercida de forma extensiva, isto é, com o gado solto no pasto.



Já com a criação de aves em grandes quantidades, após o surgimento do vírus da gripe aviária, em 2004, levantou-se a questão da precariedade da saúde pública e da falta de assistência técnica como uma perigosa ameaça para a alimentação e a sobrevivência da população asiática.



 A exploração e a industrialização dos recursos minerais têm um papel estratégico na economia dos países asiáticos.
A região do Oriente Médio responde por cerca de 60% das reservas mundiais de petróleo. 


O crescente interesse chinês no continente africano está diretamente relacionado à existência de jazidas minerais na África e também à voracidade dos asiáticos por recursos naturais e matérias-primas. Tudo isso como instrumento de sustentação para que se mantenham as constantes taxas de crescimento econômico registradas ano após ano na China.



Israel, Japão e Coréia do Sul são os países mais industrializados do continente asiático.
Esses três países se caracterizam por uma presença significativa de mão-de-obra especializada e também pelo uso intenso de tecnologia de ponta nas diversas etapas do processo produtivo, com destaque para os setores de informática, robótica, eletroeletrônicos e automobilismo. Além desses, outros países vem se sobressaindo no decorrer das últimas décadas, tais como: Taiwan, Cingapura, Hong Kong, além da própria China e da Índia, Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas.


Conheça os países mais ricos da Ásia



Primeiro Lugar- China- PIB 10,8 trilhões
A China é o país mais rico da Ásia e é segunda maior economia do mundo, atrás dos EUA. Esta nação apresenta maior crescimento econômico pelos últimos 25 anos, e a renda per capita também cresce; ocupa na seleção a primeira posição de país mais rico no continente asiático.

Segundo Lugar- Japão- PIB 5,4 trilhões
Esta é a terceira economia do mundo, considerando o PIB nominal, atrás somente da China e EUA. O Japão ocupa a nona posição em competitividade do Fórum Econômico Mundial.
A mineração é focada em enxofre, asfalto natural e calcário; e a indústria japonesa em máquinas, produtos eletroeletrônicos, siderúrgica e equipamentos de transporte. Também são importantes os setores da pecuária e de produtos agrícolas.






Como conseguimos observar e entender ao longo desta publicação, vimos que a Ásia tem sua economia muito diversificada parecido com o clima, relevo... Por ser um continente muito grande! 
A Ásia possui ao longo de seu território, diferentes formas de sobrevivência entre seus países. Há muita diferença entre o PIB de cada país, entre as fontes de ganhar dinheiro, entre a estrutura de cada um, entre onde cada pais investe para a sua própria economia. 
Existem países muito ricos, que estão entre os cinco mais ricos do mundo, como por exemplo a China, que está atrás apenas dos Estados Unidos- América do Norte, porém existem países também muito pobres.
Então o que queríamos te mostrar era isto,a diferença econômica existente neste continente enorme e maravilhoso!! 
Espero que esta postagem tenha sido muito útil para todos vocês!!


Fernanda, Marcella e Marina.





http://f1colombo-geografando.blogspot.com.br/2012/04/economia-asiatica.html

15|10|2014













Nenhum comentário:

Postar um comentário