quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Características da sociedade da Ásia

Sociedade da Ásia

A Diversidade Religiosa
Uma característica importante dos povos asiáticos é sem duvida a religiosidade.
Centenas de formas religiosas existiram e existem em todo o continente num
processo de constante evolução. Deuses, entidades místicas, costumes e
tradições religiosas deram a diretriz para o desenvolvimento de muitas
civilizações. Talvez as dificuldades enfrentadas pelos povos trouxeram a proximidade maior com o místico, o que propiciou a muitos povos a energia e a força que precisavam para sobreviver. Muitas religiões e filosofias convivem bem entre si, outras se tornaram rivais até a morte. Sistemas religiosos mais simples podem ter uma influencia apenas local, sendo que outras como o budismo acabou se espalhando por toda a Ásia e por todo o mundo.

O modo de adoração ao Deus deles.
Adoração à Buda (um ídolo de alguns povos)



- As principais religiões seguidas no continente são: islamismo, hinduísmo e budismo.
- O analfabetismo vem diminuindo no continente, atingindo, aproximadamente, 23 % da população.
Um outro problema na sociedade da Asia, é o terrorismo em alguns países, muito comum por exemplo no Paquistão:

Terrorismo:
O terrorismo no Paquistão se tornou um problema muito grave nos últimos anos. O balanço das vítimas dos ataques terroristas subiu para cerca de 60.000 nos últimos 13 anos. O governo protege as instituições e as zonas militares, mas deve proteger também a sociedade civil e as comunidades minoritárias desses talibãs. Cristãos, hinduístas, ahmadi e também muçulmanos moderados vivem no terror e muitos tentam deixar o país. Em 2012, milhares de hinduístas deixaram o Paquistão e se refugiaram na Índia, milhares de cristãos encontraram refúgio nos países da Ásia meridional.

Consequência do ataque de bombas na Asia Central
Culinária:A Ásia com absoluta certeza é a maior fonte de histórias em todos os quesitos: pratos bizarros, higiene e modo de cozinhar. Afinal eles são o “Oriente” em contraposição a nós que somos o “Ocidente”. As coisas tem mesmo que ser diferentes. Para começar uma notícia para os mais desavisados que nunca visitaram a região. Logo de manhã eles encaram um prato de comida e na maioria dos países bem apimentada. Eles não tem este hábito tipicamente ocidental de comer pão, frios, suco, frutas, geléia, ou seja, nada de refeição mais leve no café da manhã. Por falar em pão e queijo, esqueçam isso por lá. Ficamos mais de um mês na Tailândia e não vimos nem migalhas de pão e o mais próximo de queijo era tofu. As exceções ficam por conta de Macau e Vietnam que sofreram influência da colonização portuguesa e francesa respectivamente.

Muitas vezes o café da manhã é o que sobrou do jantar e passou toda noite sem refrigeração. Aliás esta é uma das razões para que a comida seja tão apimentada. A falta de refrigeração que ainda existe em muitos lugares faz com que a pimenta funcione como um antisséptico matando bactérias e outros microorganismos que podem proliferar nos alimentos. O grande problema é que na maioria das vezes também mata o gringo que vai visitar o país. E não adianta pedir “no spicy” porque sua comida vai ser preparada na mesma wok (panela) que a do tailândes que esta na sua frente na fila. Como a wok não é lavada entre a preparação dos pratos você terá que se acostumar com a picância dos pratos da região. Mas nem tudo são trevas. O hábito de comer na rua e não em restaurantes faz com que as barracas dos mais variados tipos de comida se multipliquem por toda cidade, assim basta caminhar alguns metros para encontrar um restaurante ambulante para matar sua fome.
Típica alimentação da Asia



Comida Japonesa muito conhecida no mundo inteiro

Línguas:
Na Ásia falam-se cerca de 2.000 línguas, que se agrupam em diversas famílias linguísticas, algumas das quais se localizam apenas no continente asiático, enquanto outras estabelecem a ligação entre o continente e o resto do mundo. Entre as que encontram apenas no continente asiático figuram:
• A família altaica, que inclui línguas como o turco, o mongol e o manchu.
• A família dravídica, falada no sul da Índia e no Sri Lanka e que inclui línguas como o tamil e o malaialam.
• A família sino-tibetana, que inclui, entre outras, o chinês, o birmanês e o tibetano. 
• A família austrasiática, que inclui o vietnamita, o laosiano e o khmer. Alguns autores relacionam-na com a austronésica e com o tailandês e propõem um grande grupo áustrico. 
• Por último, as línguas chukchi-kamchatka, praticamente extintas.
 As famílias que se estendem para além dos limites do continente são: 
• A afro-asiática, na qual o árabe é o vínculo mais evidente com a África. 
• A indo-europeia, com línguas como o farsi(persa), o curdo, o hindi, o bengali, o urdu, o pashto, o nepalês, etc., que, juntamente com a família urálica, mansi, janti —, estabelecem a ligação com a Europa. 
• A família esquimó-aleutiana — yupik —, que estabelece o vínculo entre a Ásia e a América. 
• A austronésica que inclui línguas como por exemplo o indonésio, o malaio, o tagalog e o javanês, entre outras, e que liga o continente asiático com a Oceânia. 
Além das línguas que foi possível classificar em famílias linguísticas, existem outras para as quais não foi possível encontrar parentescos claros, como por exemplo o japonês, o coreano, o aino, o giliak ou o burushaski.

    Com essas informações conhecemos um pouco mais sobre os costumes na Ásia! 
    Percebemos a diferença entre esse continente tão grande, cheio de costumes diferentes dos nossos aqui na América que também é grande mas não possui tanta diversidade. Por ser um continente muito grande, possui uma diversidade enorme entre as religiões, a culinária, política...
    Cada dia que passa, adicionamos mais informações sobre a Ásia para vocês! Aprendendo um pouco mais sobre a cultura, língua, religião predominantes no continente asiático! 
    Espero que tenham gostado, e aprendido um pouco mais sobre a sociedade deste vasto continente...

Fonte:
http://cidinhacoinete.blogspot.com.br/2012/07/asia.html
http://pt.slideshare.net/herbertgaleno/o-continente-asitico
http://www.brasilescola.com/

2 comentários: