quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Características Físicas da Ásia

A Ásia é o maior dos continentes terrestres, localizada totalmente no hemisfério oriental, em maior parte no hemisfério setentrional e com uma pequena porção de terras no hemisfério austral. Existem, ao todo, 50 países asiáticos. 
Além de possuir a maior área territorial (com 44.579.000 km²), abriga também a maior parte da população do planeta, com muitas de suas regiões alcançando as mais elevadas densidades demográficas já registradas. Se o continente asiático corresponde a um terço das terras emersas do planeta, seus habitantes correspondem a 61% da população mundial, com cerca de 4,299 bilhões de pessoas.
O país mais populoso do mundo atualmente se encontra na Ásia: a China, com aproximadamente 1 bilhão e 400 milhões de habitantes.A Ásia é, sem dúvidas, o continente dos extremos. Além da maior área e população, o continente também apresenta o maior país do mundo (a Rússia, com 17 milhões de km²), o ponto mais alto do mundo (o Everest, com 8.848 metros acima do nível do mar) e a depressão absoluta mais profunda (o Mar Morto, com 427 metros abaixo do nível do mar).Tem como limites: 
NORTE - China, Nepal e Butão
NOROESTE - Paquistão
NORDESTE - Mianmar (ex-Birmânia) e Bangladesh
LESTE - Golfo de Bengala
OESTE - Mar da Arábia
SUL - Estreito de Pak
O Continente Asiático apresenta a seguinte divisão regional:
ÁSIA MERIDIONAL E ORIENTAL - Índia, Bangladesh, Butão, Maldivas, Sri Lanka (ex-Ceilão) e Nepal.
NORDESTE ASIÁTICO - República Popular da China, República Democrática da Coréia (Coréia do Norte), República da Coréia (Coréia do Sul), Japão, Mongólia e Taiwan (Formosa).
PENÍNSULA DA INDOCHINA - Camboja, Laos, República Democrática do Vietnã, Tailândia e Mianmar.
SUDESTE INSULAR ASIÁTICO - Brunei, Indonésia, Federação da Malásia, Filipinas, Cingapura e Timor Oriental.


Relevo

Dois grandes conjuntos de cordilheiras podem ser destacados: o primeiro estende-se de Anatólia até o Pamir, compreendendo as montanhas do Cáucaso, os montes Zagros, o Hindu Kush, o Kolima e o Himalaia. A outra linha de cordilheiras é formada pelos montes Urais e pelas montanhas de Nova Zembla. Ao sul, existem planaltos e planícies importantes, como os planaltos da Arábia, do Irã e do Deccan; e as planícies da Mesopotâmia e os vales do Indo e do Mekong. A região central é ocupada pelos planaltos do Tibete e da Mongólia, as estepes do Casaquistão e do Quirguistão, o deserto de Gobi e as planícies do norte da ChinaAo norte, a região é composta pela planície siberiana e pelo planalto de Kolima.

Hidrografia

O norte do continente é cortado pelos grandes rios siberianos: Ob, Ienissei, Lena e Kolima, que desaguam no oceano Ártico e permanecem congelados durante a maior parte do ano. Na Ásia Central, encontram-se bacias, como a do Tarim no noroeste da China e os rios Amu Daria e Sir Daria, que desembocam no mar de Aral. Nas regiões meridionais e orientais localizam-se os maiores e mais importantes rios asiáticos: o Amarelo e o Yangzi na China; e o Brahmaputra, o Ganges e o Indo na Índia. No Oriente Médio, os rios mais importantes são o Tigre e o Eufrates.

Clima

Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite. O regime das monções determina as condições climáticas das regiões meridionais e orientais.

Flora e fauna

A cobertura vegetal do continental ao norte é constituída pela tundra. Ao sul encontra-se a região coberta por bosques de coníferas. Estepes e grandes regiões desérticas predominam no sul da Sibéria e na Ásia central. As chuvas periódicas na Índia, China, Indochina e Indonésia favorecem o desenvolvimento de florestas tropicais e da vegetação de savana. A vida animal do continente asiático é muito rica. Ursos-brancos, renas e diversos animais de peles raras como as focas, martas, lontras e arminhos deslocam-se para a região no verão, vindos da zona da taiga onde vivem alces, cervos, ursos-pardos, linces e lebres. Nas estepes e nos desertos habitam antílopes, gazelas, cabras, ovelhas, camelos, lobos, hienas e vários tipos de répteis. Leopardos e marmotas são encontrados nas terras altas da Ásia Central, enquanto aves tropicais e diversas espécies de ursos e de tigres habitam a área de monções. Na Índia, vivem também elefantes, crocodilos e cobras.
Aí vai algumas imagens para vocês verem tudo o que falamos agora...
Como podemos perceber com a nossa primeira postagem (uhuuuu!!!) a Ásia é um continente muito rico em todos os aspectos, desde sua hidrografia até a sua cultura. Há uma grande variedade no continente Asiático que chega a ser encantadora tal variedade. Semana que vem tem mais posts falando sobre mais curiosidades, esperam que estejam gostando e aprendendo bastante... Beijos em especial a  nossa professora Evelin Barbieri!!!! 
Fernanda, Marcella e Marina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário