quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Curiosidades da Ásia


Curiosidades da Ásia
A Ásia é o continente mais populoso da Terra, com uma população que somava em 2013 cerca de 3,9 bilhões de pessoas, o que equivale a mais da metade da população do planeta.

Dos 10 países mais populosos do mundo, seis são asiáticos: China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Japão. Os mais populoso é a China, que em 2013 possuia 1.336.310.750 habitantes.

A previsão é de que, em 2050, a Índia seja o país mais populoso da Terra, com cerca de de 1,6 bilhão de pessoas.

Das 10 cidades mais populosas do planeta, 7 estão na Ásia. São elas: Xangai (China), Karachi (Paquistão), Istambul (Turquia), Mumbai (Índia), Pequim (China), Guangzhou (China) e Nova Dheli (Índia).

A maior região metropolitana do mundo é a de Tóquio, no Japão, que em 2013 totalizava 37 milhões de habitantes. A segunda maior é a de Seul, Coreia do Sul, com 25 milhões de pessoas.

Das três maiores economias do mundo, duas são asiáticas. Japão é a terceira maior economia. A segunda maior é a China, mas analistas prevêem que ela passará os Estados Unidos antes de 2025.

A China possui o mais rigoroso controle de natalidade do mundo. Cada casal só pode ter um filho. Como os casais dão preferência para filhos homens, o número de bebês do sexo masculino é maior do que os do femininos. Para cada 100 meninas, nascem 119 meninos no território chinês. Estimativas revelam que no ano de 2020 pelo menos 30 milhões de homens chineses permenecerão solteiros.

Todo mundo sabe que a China é o país mais populoso do mundo. O que poucos sabem é que o número de sobrenomes han (principal etnia da China) é muito pequeno. Enquanto no Japão existem mais de 200 mil sobrenomes, na China eles não passam de cem. Os sobrenomes mais comuns são Wang, Li e Zhang, que são usados por 22,4% da população, ou seja, 291 milhões de pessoas.

A cada feriado do Ano-novo Chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pela China, para visitar os parentes, formando o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

O território chinês abrange 4 fusos horários, mas o governo não quer nem saber, e todo o país adota o horário de Pequim. O que faz o sol nascer às 4 da manhã no leste do país, e no oeste, às 9 da manhã.

A Península da Coreia foi anexada pelo Japão em 1905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em praticamente dois países: Coreia do Sul (capitalista) e Coreia do Norte (comunista).

O maior estádio do Mundo, chamado de Rungrado May Day, com capacidade para até 150.000 pessoas, fica na Coreia do Norte.

É proibido mascar chiclete em público em Cingapura. Jogar o chiclete no chão, então, nem pensar!!  Além disso, pichar muros e fachadas pode resultar em três anos de prisão. Se a tinta for difícil de ser removida, o pichador pode ainda levar oito chibatadas.

O japonês é o povo mais longevo do mundo. A expectativa de vida da população chega aos 82 anos (79 para homens e 84 para mulheres). Okinawa, no extremo sul do país, é a região com maior número de centenários do Japão e, talvez, do mundo.

O Japão foi o único país do mundo a ser atacado com bombas atômicas. Foram duas explosões, em Hiroshima e Nagasaki no ano de 1945. A explosão de Hiroshima matou entre 60.000 a 80.000 pessoas. A de Nagasaki fez entre 90.000 e 140.000 vítimas. Por incrível que possa parecer, a radição das bombas atômicas não prejudica a vida nas atuais Hiroshima e Nagasaki.

Considerados países europeus, Rússia e Turquia possuem a maior parte de seus territórios na Ásia. Istambul, a principal cidade turca, é a única cidade do mundo que ocupa dois continentes.

A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17.075.400 Km2, o dobro da brasileira. Ela domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

A Ásia é separada da Europa pelos Montes Urais, uma cadeia de montanhas localizada na Rússia.

O país com maior número de rios do mundo é Rússia. São, no total, 120 rios, a maior parte na porção asiática.

A maior floresta do mundo não é a Amazônia, mas a taiga russa. Formada por coníferas (pinheiros), a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.

Todas as 10 maiores montanhas do mundo estão localizadas da Ásia, na Cordilheira do Himalaia. As duas maiores montanhas são o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude; e o K2, com 8.611 metros. Estão todas localizadas na fronteira entre Nepal, Paquistão e China.

O maior e mais elevado planalto do mundo é o Planalto do Tibete, entre China, Índia, Nepal e Myanmmar. Ele possui altitude média de 4.000 metros e ocupa cerca de 2.500 Km2 de área.

Coréia do Sul e Japão foram os únicos países a sediarem juntos uma Copa do Mundo de futebol. A Copa ocorreu em 2002 e o campeão foi o Brasil.

O menor país da Ásia é a Ilhas Maldivas, situada próximo a Índia e ao Sri Lanka, com apenas 298 km².

Alguns costumes estranhos para nó, porém muito comum para eles:
    China
  • Assoar o nariz na rua ou cuspir são sinais de higiene, significa que está tirando algo sujo de dentro do corpo.
  • Deixar de beber todo o conteúdo do cálice num brinde é sinal de grave ofensa.
    Hong Kong
  • É permitido pechinchar no comércio de rua em Hong Kong, os descontos podem chegar em até 30%! Mas não tente pechinchar em lojas dentro de shoppings, eles tomam essa atitude como ofensa.
    Paquistão
  • Homens e mulheres comem separadamente;
    Rússia
  • Nunca recuse um cálice de vodka é um gesto rude e imperdoável.
    Tibete
  • Mostrar a língua para as pessoas, em algumas tribos, é um ato de cumprimento.
    Índia
  • Encarar pessoas nas ruas é considerado uma forma de humilhação.
  • A vaca é um animal sagrado, o trânsito é sempre desviado caso uma delas resolva deitar-se na rua.
    Coréia do Sul
  • Nunca converse com as mãos nos bolsos ou para trás. Isso é considerado um ato grosseiro;
    Japão
  • Nunca presenteie um japonês com relógios, eles simbolizam a morte.
  • Ao receber um cartão de visitas, segure-o na mão. Colocar no bolso ou escrever sobre ele, é sinal de grosseria.
    Tailândia
  • A entonação pode mudar o significado de uma palavra. Fale pausadamente e de forma cantada, isso agradará os tailandeses.
  • Numa conversa informal os tailandeses podem fazer perguntas muito pessoais, consideradas invasivas em nossa cultura. Mas não é por mal, é uma forma de demonstrar interesse em conhecê-lo melhor.
    Camboja
  • No Camboja o limite de velocidade de carros, motos e tuk tuk's é de 40Km/h. Não pense que o limite é ultrapassado em longas retas, é nesse momento que os 40Km/h são atingidos!
  • Por toda parte você poderá encontrar um tuk tuk disponível para dar uma volta pela cidade. Essa moto que carrega uma espécie de charrete atrás pode ser muito diviertida, não se espante se o consutor usar a sola do sapato para ajudar a freiar o tuk tuk!

    mugir
    “Uso todos estes aros, assim como minha mãe, minha avó e minha bisavó usavam, simplesmente para ficar mais bonita”.
    Quando os primeiros exploradores europeus chegaram à Ásia, eles se espantaram com alguns costumes ali encontrados. Por exemplo, ficaram horrorizados com as chinesas de pés disformes e as mulheres-girafa, exemplos das grandes anomalias encontradas na cultura asiática. Mas tais tradições eram tão comuns para aqueles povos, como usar cinto ou chapéu no ocidente. O governo chinês aboliu os pés pequenos, mas algumas comunidades asiáticas continuam a fazer uso dos pescoços longos.
    As mulheres-girafa recebem tal nome não só pelo tamanho do pescoço, mas também pelo andar altivo, provocado pelo peso dos colares. Elas fazem parte do grupo dos Padaung, vivem em Mianmá (antiga Birmânia), país situado entre a China e a Tailândia. São criaturas de estatura baixa e parecem extremamente frágeis, embora se mostrem muito alegres. Normalmente possuem muitos filhos.
    Essas mulheres começam a fazer uso de argolas no pescoço após completarem cinco anos de idade, quando é posto o primeiro aro, numa cerimônia realizada durante a lua-cheia. À medida que crescem, as meninas vão tendo seus aros trocados por outros maiores, até atingirem 18 anos. Cada troca exige um ritual, quando uma curandeira massageia delicadamente o pescoço da garota. Os colares são colocados até atingir o número de vinte e cinco. Os aros não são tirados nem mesmo para dormir, tendo elas de dormir com travesseiros, para não machucarem o pescoço.
    Os Padaung acham que a beleza da mulher é proporcional ao comprimento de seu pescoço. E, para que ele cresça cada vez mais, aros são ali colocados ainda na infância, de modo que na idade matrimonial, as mulheres já possuam uma distância entre a cabeça e os ombros entre 25 e 30 centímetros. Elas também usam aros nos pulsos e tornozelos para que afinem. Incrivelmente, as mulheres-girafas usam mais de 10 quilos de aros no pescoço. Sendo que o peso dos anéis e aros das outras partes do corpo pode chegar a 20 quilos. O que parece a nós, ocidentais, uma grande tortura para se carregar ao longo da vida.
    Em muitas literaturas é possível encontrar explicações, dizendo que o pescoço é sustentado por inúmeras gargantilhas que nunca podem ser retiradas, devido à fragilidade dele, que passa a não mais aguentar a cabeça. E, caso isso acontecesse, a cabeça cairia ao lado e impediria a respiração. A mulher morreria por sufocamento. O que não é verdade, pois as gargantilhas podem ser retiradas sem prejuízo para a usuária. E, inclusive, são retiradas para a lavagem do pescoço, que só quebraria se fosse virado bruscamente.
    É bom saber que não é o pescoço que cresce como muitos pensam, mas são os ombros que descem, pois a clavícula cede com o peso dos aros. De modo que, quatro vértebras torácicas passam a fazer parte da estrutura do pescoço. Existem algumas interpretações para tal costume:
    • os colares teriam o objetivo de espantar as forças sobrenaturais;
    • os aros eram usados pelas camponesas como uma proteção contra os tigres, que atacavam primeiro a garganta para beberem o sangue;
    • as mulheres adúlteras usavam os colares como castigo, antigamente;
    • para que suas mulheres não fossem raptadas, os homens tornavam-nas feias, usando aros nos pescoços;
    • era uma maneira de os homens mostrarem, através dos aros, a riqueza que possuíam;
    • para os padaungs (principal tribo de mulheres-girafas) o centro da alma localiza-se no pescoço. Os aros protegem a alma e a identidade da tribo. Antigamente eram aros de ouro, mas hoje são de cobre.
    Hoje em dia, se alguém pergunta o porquê do uso de tantos aros pelo corpo, recebe a seguinte explicação: “Uso todos estes aros, assim como minha mãe, minha avó e minha bisavó usavam, simplesmente para ficar mais bonita”.
    Contudo, assim como acontecia com as mulheres chinesas de pés pequenos, ninguém pode imaginar que em tal cultura não haja grande sofrimento, a começar pelos movimentos de que se priva o corpo. Mas, por que elas não abandonam tal tradição? Porque o pescoço funciona como uma fonte de renda. Elas se deixam fotografar pelos turistas em troca de dinheiro. As agências de turismo chegam a oferecer passeios de elefante através da selva, para vê-las de perto, como se fossem animais em exposição. Portanto, os turistas são responsáveis por fomentar tal suplício. Tanto é que os aros, que estavam saindo de moda, voltam a ser usados nas meninas, em razão das vantagens financeiras. É dinheiro fácil, dizem as mães. Como na prostituição, essas mulheres usam o corpo para obter dinheiro.
    É fato que as novas gerações vêm se recusando a se transformar em mulheres-girafa, sendo que a grande maioria das mães aceita de bom grado tal decisão. E as mulheres-girafa, que abandonam a tradição, não são incomodadas ou marginalizadas. Algumas, por motivos médicos têm que fazê-lo, por sentirem dores insuportáveis. Muitos rapazes escolhem esposas, que não fazem uso desse costume, por considerá-las modernas. As mães que ainda querem que as filhas sigam a tradição estão, na verdade, preocupadas com o futuro das filhas, pois os pescoços compridos são a garantia de que ganharão dinheiro para comer arroz e ter um teto com facilidade.
    Além de ser o maior dos continentes, é também o que possui a maior população do planeta. Sua área total é de quase 45 milhões de km² e a população atual está estimada em 3,6 bilhões de pessoas. É na Ásia que encontramos o ponto mais alto do mundo, o Monte Everest, com 8.848m de altura.
    Além de ser o maior dos continentes, é também o que possui a maior população do planeta. Sua área total é de quase 45 milhões de km² e a população atual está estimada em 3,6 bilhões de pessoas. É na Ásia que encontramos o ponto mais alto do mundo, o Monte Everest, com 8.848m de altura.
    Estamos quase encerrando o nosso trabalho por aqui, afinal já aprendemos muito com o conteúdo aqui compartilhado... Por hoje é só e semana que vem há o fechamento do trabalho!!
    Fernanda, Marcella e Marina!!

    Fonte de pesquisa
    Revista Marie Claire/ edição de número 114
    http://rachacuca.com.br/curiosidades/1/curiosidades-sobre-a-asia/
    http://www.clubedoturismo.com.br/costumes.html
    http://www.brasilescola.com/geografia/asia.htm
    29/10/2014

Um comentário: